quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Plantas Tóxicas




Certas plantas tóxicas são utilizadas para fabricação de drogas cujo consumo causa dependências físicas ou psíquicas.

O organismo das pessoas viciadas nessas drogas torna-se cada vez mais tolerante a doses maiores e mais fortes,acabando por levá-la morte.

Vamos ver agora algumas dessas plantas e os efeitos que elas produzem no organismo:


-Papoula: Do fruto da papoula retira-se o ópio,com o qual se fabrica a morfina;essa substância,de efeito analgésico muito forte,é usada pelos médicos em situações de extrema necessidade,como em casos de câncer ou em do ou de doenças acompanhadas de dores muito intensas.Com a morfina fabrica-se a heroína ,uma das mais potentes drogas psicotrópicas,que comprometem o funcionamento normal do sistema nervoso.



-Maconha: Suas folhas e flores são usadas como narcótico. Os efeitos causados pelo consumo da maconha, bem como a sua intensidade, são os mais variáveis e estão intimamente ligados à dose utilizada, concentração de THC na erva consumida e reação do organismo do consumidor com a presença da droga.

Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto).

Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão. O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.

Os efeitos psíquicos são os mais variados, a sua manifestação depende do organismo e das características da erva consumida. As sensações mais comuns são bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção.

Em longo prazo o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização, além de passar a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.


-Coca: Arbusto cujo das folhas se extrai a cocaína,droga vendida em forma de pó branco ou pasta.O uso da cocaína causa euforia seguida de depressão,dilatação das pupilas,aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco,podendo provocar convulsões,alucinações e morte.



Será que alguns minutos de alucinações valem a sua saúde física e mental?

Nenhum comentário:

Postar um comentário